Ângela Psicóloga - Psicoterapia - Tratamentos

Psicoterapia: Atendimento a adultos, adolescentes e casais.

Tratamentos: Depressão, pânico, ansiedade, obsessivo-compulsivo, estresse, trauma, fobias e outros transtornos

Outros serviços:
» Supervisão Clínica para psicólogos
» Grupos de estudo de Psicologia Analítica
» Grupos de estudo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Psicoterapia

Refere-se ao uso, na Psicologia Clínica, dos conhecimentos teórico-científicos adquiridos pela ciência da Psicologia e da Psicopatologia.

A psicoterapia ocupa lugar de destaque na área da saúde, pois permite uma visão da pessoa que inclui suas diversas dimensões; todo sofrimento evidencia a natureza psicossomática do ser humano, onde sua dimensão orgânica é sempre permeada pelas dimensões psicológica, social e espiritual.

Ela propõe-se a auxiliar a pessoa a mobilizar seus recursos internos para promover as mudanças necessárias. Desenvolve, assim, novas capacidades e competências na relação consigo mesma e com os demais; o que conduz a um aumento da convicção de ser capaz de lidar com as situações que geravam sofrimento, e leva a um aumento de sua auto-estima.

A psicoterapia é um processo indicado para o tratamento de transtornos psicológicos como depressão, pânico, ansiedade, obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático, fobias entre outros; lida com conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que produzam sofrimento psicológico; ajuda na elaboração de crises existenciais, de transições e de mudanças de fases de vida.

Ela tem como objetivo o auto-conhecimento, para que a pessoa conquiste bem-estar e qualidade de vida nos âmbitos emocional, familiar, profissional, relacionamentos, saúde.

Ângela Psicóloga - Psicoterapia - Transtornos

Alguns Transtornos

Depressão

Os sintomas mais frequentes são: tristeza, desânimo, perda de motivação, aumento da dependência, sentimentos de culpa, vergonha, dificuldade de concentração e memória, pessimismo, passividade, dificuldade nos vínculos sociais, distúrbios sexuais, do sono e do apetite.

Pânico

Apresenta em geral sintomas como: pensamentos exagerados sobre perigos, sensação de tontura, falta de ar, palpitação, tremor, perda de foco visual, formigamento, dor no peito, sudorese, náuseas, desconforto abdominal, calafrios, ondas de calor, boca seca, medo extremado de entrar em colapso, de desmaiar, de perder o controle, de enlouquecer ou morrer, gerando intensa ansiedade.

Ansiedade

No Transtorno de Ansiedade Generalizada os sintomas, em geral, são: preocupação excessiva, irritabilidade, inquietação, dificuldade em concentrar-se, fadiga, alteração do sono.

Obsessivo-Compulsivo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo apresenta sintomas obsessivos como: pensamentos, idéias ou imagens recorrentes que invadem a mente; e as compulsões: atos repetitivos que buscam aliviar a ansiedade gerada pela obsessão (ex.: lavar as mãos muitas vezes para aliviar a idéia de estar sujo).

Trauma

Experiência que traz sentimento de ameaça à integridade física ou mental por ultrapassar a possibilidade de defesa e reação. Os sintomas podem ser: aceleração cardíaca, suor excessivo, raiva, medo, confusão, desconfiança, ataque de pânico, fadiga, desconexão, depressão. Os sintomas resultam da tentativa do organismo de lidar com a sobrecarga da experiência traumática.

Estresse Pós-Traumático

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático se forma devido ao medo e à ansiedade constantes de que a situação traumática se repita (ex.: lembrar repetidamente do evento, intensa reação emocional frente a estímulos que lembrem o trauma, estado de alerta e vigilância, sobressalto, desconfiança, dificuldade em concentrar-se). As reações básicas são a depressão ou a ansiedade.

Fobia

Fobia é um transtorno de ansiedade, que ocorre devido ao medo exagerado em relação a um objeto ou situação, e gera forte reação de ansiedade podendo chegar ao pânico. Há muitas formas de fobia, uma vez que o objeto ou situação está encobrindo os reais motivos da ansiedade. Na Fobia Social, por exemplo, a dificuldade de se expor em público e ficar em evidência, gera constrangimento e ansiedade, o que afeta a auto-estima, a vida social, os relacionamentos amorosos, a vida profissional, podendo levar ao isolamento ou à redução dos relacionamentos.

Rua Borges Lagoa, 1.080 - Conjunto 406 - Vila Mariana / Ibirapuera - São Paulo
Quer mais informações?
Clique aqui e envie um WhatsApp